Projeto Cultivar - Conservação de água e solo

Conheça a iniciativa do CIM Guandu que está transformando a paisagem rural, protegendo nossas águas e apoiando o produtor.

  Propriedade do Sr. Carlos Nickel - Laranja da Terra-ES

O Projeto Cultivar, é desenvolvido em esfera intermunicipal, sendo ofertado para os municípios consorciados ao CIM Guandu, com o objetivo de promover ações participativas de conservação de água e solo, por meio de práticas mecânicas e vegetativas.

O Projeto foi proposto ao Chamamento Público 001/2017 da Agência Nacional de Águas (ANA) e ficou classificado em 5º lugar no âmbito nacional. Tendo o Consórcio como proponente e agente executor.

Dentro das ações de práticas mecânicas são ofertadas as estruturas de Caixas secas, barraginhas, terraceamento em nível e adequação de estradas rurais. Já as práticas vegetativas ofertam, Recuperação com Plantio de espécies nativas (REC), Sistemas Agroflorestais (SAFs), plantio de sementes (leguminosas e gramíneas); Regeneração Natural (REG), cercamento e calagem. Ações de Extensão também são desenvolvidas como Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e regularização das propriedades rurais com a elaboração do Cadastro Ambiental Rural (CAR), Assistência Técnica e Saneamento Rural.

As propriedades participantes são selecionadas, por meio de edital de chamamento público, que é publicado conforme a disponibilidade de recurso, onde cada produtor pode se inscrever. Para cada propriedade é elaborado um Projeto Individual de Propriedade (PIP), com as intervenções necessárias para reduzir os danos da degradação.

A execução do Projeto é realizada por uma empresa contratada, via processo licitatório, o Consorcio é responsável pela fiscalização das ações implementadas, e cabe ao beneficiário a manutenção das intervenções para seu pleno funcionamento.

O Projeto Cultivar tem sido vitrine na região e em todo o Estado do Espírito Santo, incentivando os municípios a aderirem às ações desenvolvidas baseadas em seus resultados. A execução de ações locais visa proporcionar resultados que vão além das propriedades, ou seja, das comunidades e região com intervenções nas microbacias, de modo a atender anseios na mudança da paisagem e contribuir com os resultados dos serviços ambientais, como foco na melhoria da qualidade e quantidade de água.



Conheça as Práticas Adotadas

O objetivo geral do Projeto é promover de forma participativa ações de conservação de água e solo.

Praticas Mecânicas

Práticas Vegetativas



Ações Realizadas nos Municípios


Prêmios e Reconhecimento


Depoimentos


Unidade de Gestão do Projeto Cultivar (UGP)