Prêmio Biguá 2023

   

O Consórcio Intermunicipal Multifinalitário Guandu – CIM GUANDU foi um dos grandes destaques do Prêmio Biguá de Sustentabilidade 2023, representando com excelência a Região Noroeste por meio do Projeto Cultivar, iniciativa reconhecida pela sua relevância ambiental, impacto positivo no território e fortalecimento da gestão integrada entre os municípios consorciados.

Com 12 anos de trajetória, o Prêmio Biguá chegou à edição 2023 ainda mais abrangente, conectando iniciativas de Norte a Sul do Espírito Santo. Realizado pela Rede Gazeta, o evento premiou 44 projetos — públicos e privados — que atuam na preservação ambiental, recuperação de áreas degradadas e promoção da sustentabilidade. As cerimônias ocorreram entre os dias 17 e 19 de outubro, em Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e Linhares.

Destaque do CIM GUANDU: Projeto Cultivar

O reconhecimento ao Projeto Cultivar reforça o compromisso do Consórcio com práticas que unem conservação do solo, manejo adequado da água, apoio técnico aos produtores rurais e fortalecimento da agricultura familiar. Implementado com foco em soluções ambientais eficientes e resultados mensuráveis, o projeto se tornou referência regional pela forma como contribui para transformar a paisagem rural e melhorar a qualidade de vida nos municípios atendidos.

A premiação ressalta não apenas a efetividade das ações do Cultivar, mas também a atuação técnica e integrada das equipes do CIM GUANDU, que trabalham diariamente ao lado dos municípios consorciados para promover desenvolvimento sustentável com base em ciência, planejamento e cooperação regional.

Reconhecimento ao trabalho ambiental do Consórcio

Segundo a diretora da Regional Norte e Noroeste da Rede Gazeta, Maria Helena Vargas, idealizadora do prêmio, iniciativas como o Cultivar inspiram e incentivam a restauração dos ecossistemas. Ela destaca que a divulgação de projetos bem-sucedidos estimula outras instituições e produtores a seguirem pelo mesmo caminho, ampliando o impacto ambiental positivo no estado.

O diretor da Regional Sul, Bruno Passoni, reforça que o Prêmio Biguá está alinhado ao propósito da Rede Gazeta de valorizar boas práticas e contribuir para um futuro mais sustentável. A visibilidade dada pelo prêmio amplia o alcance das ações ambientais e fortalece a conscientização pública sobre preservação e desenvolvimento responsável.

Compromisso com o território

A participação e o destaque no Prêmio Biguá 2023 demonstram que o CIM GUANDU segue firme em sua missão de integrar esforços, fortalecer capacidades municipais e promover projetos que realmente fazem diferença na vida das pessoas e no meio ambiente.

Municípios consorciados